Páginas

domingo, 31 de maio de 2015

Cabelo afro no homem

ola, oi a todos novamente! Então como estão? Hoje vim falar um pouco do nosso cabelo afro, mas no ponto de vista masculino. Não sei quanto a vocês, mas a meu ver, desde que começei a observar o cabelo afro, os varios tipos, texturas de cada individuo que se cruzam comigo no dia a dia devo dizer-vos que realmente as mulheres negras são as que mais se identificam ou exibem os seus afros. A maioria dos homens que eu conheço ou com quem me cruzo no dia a dia investem num visual com menos cabelo possível.  Mas porque será? Será que não gostam daquilo que têm? Falo por experiência própria, não vou sair por ai a julgar ninguém, todo ser humano é livre para fazer o que quer. Mas a sensação que eu tenho em relação aos nossos homens é que ainda falta uma longa jornada de auto valorização e aceitação ! Aqui em casa, o meu mano não usa o seu afro natural,  ele ainda desfrisa para poder dar uma aparência cujo não é natural. Uma vez questionei-lhe o porquê de continuar a desfrisar o cabelo. Ele simplesmente  respondeu-me que o preferia  ver desfrisado  ao invés de natural. É uma pena, pois ele por herança da minha mãe, tem um afro muito bonito . Como não podemos mudar o estilo, o modo de vida muito menos a opinião de cada um, fazemos ao contrário deles aceitamos-lhes como eles querem ser. A ver vamos se num futuro mais próximo ele muda de ideias. Contudo não vejo por ai muito rapazes, homens a exibirem o seu lindo afro. Simplesmente vejo-os a desfrisarem, relaxarem, cortarem, muitos preferem andar carecas a ter que assumir os fios. Eu já cheguei a pensar que um amigo meu fosse calvo, sim, porque nunca lhe vi o cabelo durante anos. Desde que o conheço ,ele  usa-o bem curtinho quase careca! Eu percebo que seja difícil dar aquele passo em frente. Muitas vezes existem pessoas que até querem dar um passo em diante mas o gozo familiar,o gozo entre amigos ( diria inimigos) e até mesmo a sociedade não permite. Tantas vezes ouvimos que o cabelo para o ar é um cabelo pertencente a individuo desleixado,bandido entre outros comentários. No outro dia estive no trabalho, eu trabalho num centro comercial onde vejo imensas pessoas diariamente com estilo fortes e únicos. Estava a conversar com uma colega de trabalho quando de repente passou por nós uma adolescente com um afo gigante, muito bonito , cuidado, todo encaracolado que lhe escondia os olhos, acheio-o muito fofinho pelo facto de se assumir e dar valor ao que tem. Eu com a idade dele era bem escrava do desfriso! Continuando o que estava a dizer,  ouvi um comentário absurdo vindo da boca da minha colega. " Da próxima vez que precisarmos de um espanador para limpar o pó é só contactar aquele rapaz !"  Este comentário idiota é para deixar qualquer um  a  chateado/a ! Quer dizer um negro não direito a exprimir a sua exibir  herança, aquilo que o define como africano?  Eu sinceramente não gostei mesmo nada desse comentário infeliz. Ao contrario de nós mulheres, fortes,determinadas os homens ainda vão muito pela opinião alheia. Quantas mulheres nessa sociedade tiveram que engolir o orgulho e seguir em frente? Várias! É por isso que eu cada vez que vejo algum rapaz, homem a usar afro eu aplaudo, de pé e tiro o meu chapéu sempre , porque nessa sociedade de pessoas preconceitos só vence quem consegue lutar, ignorar comentários estúpidos e seguir em frente! Amigos , amigas o cabelo é uma é uma questão de identidade de imposição, a pessoa impõe-se através da sua imagem. O nosso cabelo afro é cultura, herança, raiz, é a nossa história perpetuada deixada pelos nossos ancestrais. 










Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...