Páginas

terça-feira, 27 de maio de 2014

A importância das tranças no nosso cabelo



Hoje em dia o uso das tranças tem-se sido mais frequentes na nossa sociedade. A nova geração tende abraçar o património africano. Património muito antigo e mantido conservado em muitas gerações. Quase todas nós já passamos pela fase em que as nossas mães na nossa meninice obrigava-nos a fazer tranças no intuito de proteger o nosso cabelo . As tranças sempre foram formas de manejar os nossos fios, pois esses  mesmos fios , sempre deram muito trabalho as nossas mamas e a forma mais pratica de mante-lo cuidado é trança-lo. Quando ando na rua fico admirada por ver muitas jovens raparigas a usarem as famosas  box braids ... fico completamente felicíssima por ver esse feito. Lembro-me bem que na altura da minha adolescência as raparigas da minha idade , digamos 80% andava com o cabelo desfrizado pois era moda na altura, para ser sincera no meu núcleo de amizades era raro as raparigas que usavam tranças. Eu propriamente achava muito mais bonito o cabelo liso desvalorizava totalmente as tranças. Sinceramente não tinha noção como  faz o bem precioso. Pois permite que enquanto o cabelo está trançado não haja atritos, haja quebras, que os fios se embarrassem . O foco principal é que enquanto protegido ele progride ou seja cresce! Quantas de vocês já repararam no cabelo trançado em que passado algum tempo fica com um aspecto estranho, as tranças ficam mais soltas, o cabelo desarrumado, pois é ai está o segredo . O cabelo está a crescer , a parte da trança solta é o centímetro dependendo do número de meses que na cabeça! Que felicidade! Recentemente como não tenho paciência , tenho um defeito , sou muitro ansiosa, curiosa , vivo sempre na ansiedade, então resolvi trançar o cabelo , cuidar, claro! Assim vou obtenho resultados mensalmente sem pressa e com muita satisfação pois sempre que desmancho as tranças o meu cabelo parece ganhar um " boom" maior. Este é o segredo. Para vocês meninas que vivem na ansiedade de ver o cabelo a crescer depressa façam como eu, usem tranças ou façam inúmeros penteados criativos , assim não ficarão em volta do crescimento do mesmo, porque lembrem-se o cabelo humano cresce em média 1 centímetro por mês, lembrando que o crescimento depende de cada cabeça. O mesmo crescimento dos meus fios podem não validos para o teu! 












O melhor das tranças  é que  existem vários tipos de penteados que podemos reinventar. Usa a tua imaginação e segue tua criatividade. Vejam o caso de Miss Bey! Beyoncé quando foi mamã resolveu investir nas tranças, imagino o seu tempo era todo para a sua filhota. Todas sabemos o quanto a cantora Beyoncé é vaidosa com os seus fios. A falta de tempo fê-la optar pela protecção. Atitude inteligente!









A rainha das tranças , Alicia Keys!!! Miss Keys quando surgiu com a moda da tranças no inicio dos anos 2000 virou uma febre, lembro-me que quase toda a gente que conhecia queria fazer tranças iguais as dela eu ,particularmente cheguei a fazer alguns penteados. Ela foi uma fonte de inspiração inesgotável pois estava sempre a reinventar-se. A moda pegou mesmo!! 




domingo, 25 de maio de 2014

A importância da máscara no cabelo

Máscara é um creme que hidrata dando brilho e resistência aos fios e que deve ficar no cabelo por determinado tempo (que pode variar de 3 a 20 minutos) para melhor efeito. Em alguns casos é necessário aplicar calor de touca térmica ou secador. É indispensável em quem passou por química (como alisamento e escova progressiva). Deve ser feita uma vez por mês ou a cada 15 dias. Pessoalmente eu uso uma máscara muito boa da marca garnier ultra suave , mácara de nutrição intensa . Pois o meu cabelo depois algum tempo de uso de tranças ou alguns penteados tende a ficar seco. Então comecei a hidrata-lo até que descobri a máscara da garnier. Estou a adorar os resultados.






esta máscara é para cabelos secos , creme rico em óleo de abacate e manteiga de karité . É uma verdadeira receita de nutrição para cabelos muitos secos ou frisados . Desde que comecei a usar esta máscara notei uma diferença enorme no meu cabelo. Ele fica com mais brilho,fortalecido, reparado desde a raiz , sedoso e profundamente hidratado. Aconselho vivamente a experimentarem. Muitas amigas minhas ou conhecidas quando falo de alguns produtos como da garnier e as digo que faço uso, muitas ainda duvidam que sejam bons para o nosso cabelo. Não lhes tiro a razão, pois quase todos os produtos de marca estão virados unicamente para cabelos da mulher caucasiana.Mas felizmente hoje em dia existem no mercado muitas outras marcas que também criaram produtos direccionados para o nosso tipo de cabelo , o mais seco e frisado. Quando pensarem em comprar um produto ,seja de que marca for, vejam a sua formula , tentem procurar produtos que contenham abacate, manteiga de karité, queretina entre outros pois são preciosos para o nosso cabelo. Hidratam mesmo. Vale a pena investir.


Tipos de Cabelo

Hoje o post é sobre tipos de cabelos, encontrei essa matéria muito explicativa sobre alguns tipos de cabelo , resolvi transferir para o blogue pois acho que é muito interessante.



Há em média 3 milhões e meio de fios capilares em uma pessoa adulta e crescem em média 1 cm por mês. Diferenciam-se dos pelos comuns pela sua elevadíssima concentração por área de pele e pelo desenvolvimento em comprimento. Podem ser lisos, crespos, ondulados e de muitas cores. Os cabelos não servem só como um aliado estético (dando forma e valorizando o rosto) mas também funcionam como um isolante térmico, protegendo a cabeça das radiações solares e da abrasão mecânica. Também podem ser um indicativo de diversas doenças que se manifestam alterando sua estrutura

Cacheados 
Os cabelos cacheados tendem a ser mais secos devido seu formato em espiral que dificulta sua hidratação, e por isso necessitam de muita atenção. Como geralmente são cheios precisam de hidratação constante para que fiquem mais brilhantes, sedosos e não muito volumosos. Recomenda-se evitar penteá-los a seco, procurando penteá-los quando ainda estiverem húmidos, para manter sua estrutura intacta, desembaraçando-os cuidadosamente, iniciando sempre das pontas até a raiz.

Secos 
Cabelo seco é a denominação cosmética para cabelos não sedosos, devido à pouca produção de gordura pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo, não sendo suficiente para lubrificar o cabelo até as pontas, causando pouca hidratação. Consequentemente, o cabelo tem pouco brilho e é quebradiço.
O cabelo tanto pode ser seco por uma característica natural, como pode ser uma condição adquirida devido à exposição à poluição, ao uso inadequado de produtos capilares, dentre outras causas. Uma característica do cabelo seco é o fato das escamas que compõem a camada externa dos fios abrirem-se com o cabelo mais vulnerável aos agentes externos, como poluição, vento, sol e processos químicos, como as tinturas e os permanentes.O cabelo seco tem pouca irrigação nas pontas, porém recebe irrigação concentrada na raiz, o que reduz a perda de cabelo.

Oleosos
Cabelo oleoso é a denominação cosmética para cabelos com alto teor de oleosidade, devido à produção excessiva de gordura pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo.
Ficam com aspecto sujo muito rapidamente. Passar a mão nos cabelos e utilizar água muito quente durante a lavagem potencializa a oleosidade.
O cabelo tanto pode ser oleoso por uma característica natural, como pode ser uma condição adquirida devido à pouca regularidade na higiene, ao uso inadequado de produtos capilares, exposição a ambientes muito húmidos ou com alto teor de vapores de gordura, dentre outras causas. O cabelo oleoso tende a ter a irrigação distribuída ao longo dos fios, diminuindo a irrigação na raíz, o que aumenta a perda de cabelo.
Resumindo todo o tipo de cabelo merece um tipo de cuidado especial, o mais importante para que ele fique bonito e bem tratado é a hidratação. É muito importante hidratar o cabelo pois é 


domingo, 18 de maio de 2014

Cabelo duro? Duro é ter que mudar a aparência só para agradar os outros!


Estava a pesquisar na internet  matérias sobre cabelos afro, quando deparei-me com esta imagem acompanhada desta deixa" Cabelo duro, duro é ter que mudar a aparência só para agradar os outros. Achei interessante a pessoa que elaborou essa frase, pois ela é completamente assertiva no que diz respeito ao nosso cabelo.  A perpétua ditadura do cabelo liso na sociedade fez desvalorizar muito o nosso cabelo. Muitas pessoas ignorantes desvalorizam o diferente, existe uma grande pré-conceito das coisas antes de as conhecermos. Hoje em dia muitas mulheres, raparigas assumem mais o cabelo natural é uma taxa pequena, mas já se nota uma diferença enquanto muitas outras mulheres,  vêem-se obrigadas a usarem o cabelo liso devido à critica da sociedade. O que mais me choca , não é a critica da sociedade no geral mas sim a critica familiar. É muito triste ter que ouvir criticas de um ente querido a ter que enfrentar o mundo. O apoio tem que vir de dentro. Muitas vezes as pessoas com baixa auto-estima deixam-se levar por comentários como: Cabelo duro, rijo, cabelo feio, grosso, carapinha horrorosa , ui, credo esconde-me mas é esse matagal e não se libertam dos preconceito. É difícil mudar, claro que sim, mas pensa em ti, segue o teu coração. Existe um slogan de uma publicidade muito conhecida que diz" Se eu não gostar de mim , quem gostará?" pois é peguem nesse slogan e ignoram os comentários alheios, pois esses comentários muitas vezes são provenientes de pessoas de mal com a vida , pessoas que não se sentem bem com elas mesmas , que só querem o mal dos outros. Eu mesma quando resolvi fazer o meu big chop ,  recebi  elogios de muita gente , algumas criticas,não liguei a nenhuma delas a menos que fossem construtivas. Uma experiência que nunca me vou esquecer foi quando uma colega de trabalho se armou em esperta à frente de um cliente, valorizou os seus fios alisados desvalorizando os meus , eis que o mesmo cliente virou-se para mim elogiando a minha juba, dizendo que adorava-a porque como o meu cabelo é muito volumoso fez-lhe lembrar a sua juventude, pois  ele tinha um cabelo com o volume parecido com o meu .Achei  hilariante o momento.  A pior critica,talvez foi de um familiar, que disse-me " agora usas este penteado? Estás mesmo feia!". Não levei em consideração aquele comentário. O facto da pessoa ter-me dito aquilo fez continuar a minha jornada. Ainda por cima essa pessoa apanhou comigo, pois eu sou uma pessoa de muito teimosa , quando uma pessoa diz-me que não gosta disso, daquilo em mim eu só para chatear uso e abuso  das coisas. Meninas, nunca  baixem a  cabeça, ergam-na sempre! Simplesmente ignorem  porque comentários como aquele  surgiram preparem um escudo para se protegerem.Lembrem-se que nesta jornada nem sempre surgem criticas também há elogios absorvam o que é melhor e continuem firmes e fortes! Nunca se esqueçam que duro é ter que mudar a aparência por causa dos outros. Estamos juntas nessa jornada!

quinta-feira, 15 de maio de 2014

O verdadeiro cabelo de Nicki Minaj

Nicki Minaj é das celebridades norte-americana mais influente do momento. Nicki é conhecida com o seu estilo versátil, irreverente, um pouco diferente. Parece que uso frequente de perucas deu algum resultado  ao cabelo da rapper americana. Nicki resolveu revelar o tamanho do seu cabelo real , nas fotos abaixo mostra como Minaj cuida bem dos seus fios. Pois toda gente sabe que o mundo das celebridades é uma correria principalmente no que diz respeito ao cabelo. Muitas famosas quebram o cabelo por conta dos alisamentos, progressivas frequentes, tintas, tissagens, corte, vários penteados, coloração, madeixas, ufa inúmeras coisas que se forem mal cuidadas dão cabo dos fios. Contudo ela parece sábia. Confesso que não era tão simpatizante desta rapper, mas desde que Minaj resolveu assumir um look mais natural eu passei a admirá-la , saber que ela se preocupa com os fios então foi como a cereja no topo do bolo. Passei a ser tua fã Nicki!






Essa dica é para vocês meninas. Para quem usa peruca, tissagem, tranças, extensões há que ter um certo cuidado com o vosso cabelo natural. Pois é ele que suporta tudo. Sempre que usares tranças, extensões principalmente tissagens pensem que em primeiro lugar está o cabelo da raiz , aquele que te oferece apoio para todos os penteados se quiseres preserva-lo mima-o, hidrata-o , cuida dele, quem sabe não atingirás também a longevidade do cabelo da Nicki?


A importância do uso do lenço de seda ou de cetim na hora de ir dormir

Para muita gente que não tem conhecimento, o nosso cabelo Crespo, a priori parece forte e resistente, nem por isso, na verdade eles são frágeis e se partem com facilidade. Muitas de nós quando acordámos no dia seguinte o nosso cabelo acorda com um aspecto medonho. Parecido com o famoso cabelo da Tina Turner. Pois é durante a nossa hora de sono o cabelo tende a entrar em atrito e quebrar .Para evitar rompimento do fio, o uso do lenço é fundamental. Se não tiveres um lenço de seda ou de cetim , tenta comprar uma fronha de cetim para a tua almofada , pois o algodão da almofada suga toda a hidratação do cabelo.



SEmpre que fores dormir tenta fazer algo na cabeça, tipo tranças, quatro tranças, uma trança, duas o número que quiseres. Hidrata-o primeiro se achares que ele está a precisar e protege-o. Cuida bem do teu cabelo, mima-o, observa-o e terás grandes resultados.

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Os cachos naturais do meu cabelo


Hoje o post é dedicado aos cachos naturais do nosso cabelo. Pois é , toda vez que eu lavo o cabelo obtenho esses lindos cachos que estão na foto, fico completamente maravilhada com o resultado. O truque é simples: eu só passo por água e a magia acontece. Toda vez que eu vejo esse efeito magnifico penso como é que eu demorei tanto tempo para andar com o meu cabelo natural. A cada dia, cada mês, cada ano que passa eu orgulho-me cada vez mais de amar o meu cabelo, tenho aprendido coisas fantásticas sobre ele. Essa particularidade não é apenas minha, todo o cabelo afro tem essa particularidade na sua origem. Pois o nosso cabelo quando entra em contacto com a água encolhe formando cachos, caracóis etc. é claro que em alguns cabelos, os efeitos não são iguais, há vários tipos de cachos, os mais definidos, os menos , mas saibam que a priori todo o cabelo tem a sua particularidade , cada cabeça a sua magia. Para ti que estás a pensar em fazer transição,cortar o cabelo recentemente encorajo-te a redescobrires o teu cabelo. Boa Sorte!




segunda-feira, 12 de maio de 2014

Lupita Nyong´o ...a mulher do momento

hoje quis dedicar um post a atriz vencedora de óscar de melhor atriz secundária (coadjuvante), no filme 12 Years a Slave. Esta mulher é simplesmente diva, não só pelo facto de ser uma fonte de ispiraçao inesgotavel mas pelo simples facto de ser humildade .Em 2014 foi eleita como a mulher mais bonita do mundo pela revista People, numa lista de 50 mulheres . Palavras para quê, a sua imagem diz tudo. Dona de uma cabelo curto ,  não se vê limitada para rienventar-se nos penteados. Achei Lupita uma mulher de fibra, uma mulher de coragem quando revelou que um dos seus sonhos de criança  era  acordar no dia seguinte com uma nova cor. A sua garra, determinação, ambição tornaram-na numa mulher forte, guerreira para amar-se a ela mesma da forma como é e jamais deixar que os outros a depreciem devido ao seu tom de pele. Tiro o meu chapéu para esta diva do momento , ela merece! Tu que estás a passar agora pela fase do big chop, e não tens ideias ao que fazer ao teu cabelo eis aqui algumas fotos de Lupita, espero que te ajudem a dar um upgrade no teu look. Arrasa!








O novo cabelo curto de Taís Araújo

Mais uma vez a atriz Taís Araújo inovou no seu look, cansada do visual cabelo comprido Taís finalmente resolveu fazer um corte radical. Dona de uma beleza singular o novo look mais uma vez brilhou. A diva mesmo cortando o cabelo inspirou muitas mulheres.

quinta-feira, 8 de maio de 2014

A importância da medição do cabelo o famoso " Lenght Check"

olá mais uma vez! Hoje o post é sobre medir o cabelo. Depois de fazeres o ( Big Chop)  corte radical ou um corte ao cabelo é preciso observa-lo , ter  a noção se existe uma evolução e para isso temos o método chamado " Lenght Check" . Lenght: significa comprimento, em inglês. É um termo que define a dimensão de um objeto, Check: Significa , ver , controlar...entre outros significados. Mas para a definição mais completa lenght check seria medir o comprimento do cabelo que poderá ser feito mensalmente, três em três meses, seis em seis. Tudo isto porque o nosso cabelo natural tem como particularidade ser encaracolado ou seja encolhido podem passar alguns meses depois do corte e para quem está de fora do processo da tua jornada dará sempre a sensação que o teu cabelo não está a crescer, estagnou... e não só que poderá existir algum problema capilar. Cada pessoa é particular , não adianta afirmares que o teu cabelo é igual ao da tua irmã tão-pouco ao da tua amiga. Cada cabeça a sua textura, cada textura a sua fase de crescimento. Em média o nosso cabelo tende a crescer 1 cm por mês. Não necessariamente toda a gente atinge esse centímetro mensal . Existem pessoas que o crescimento capilar é muito lento, outras que em um mês têm um crescimento impressionante. Por isso tens aqui mais uma dica para praticares. Observa o teu cabelo, vê se ele está a evoluir como devia.  Para iniciares o tua medição podes usar uma régua , uma fita metrica ou fazer uma t-shirt como corresponde na imagem.  



Outras formas de também medires o teu cabelo é por imagens, tenta fotografa-lo de dois em dois meses, seria ideal. Pois verás um crescimento mais avançado.Experimenta! Verás que não te arrependerás, isto é uma boa forma de conheceres o que é ou não bom para o teu cabelo em termos de produtos que usas.


Nesta fotografia comecei por medir o meu cabelo a partir de um puchinho desde Março de 2013 a Março 2014. Dá para perceber nitidamente as diferenças entre as fotos.




segunda-feira, 5 de maio de 2014

penteado para transição do cabelo relaxado para natural Bantu knots / Bantu knots out

Para quem está a passar pela fase de transição do cabelo relaxado para natural, existem vários penteados que ajudar-te-ão a passar de uma forma divertida e com muitas ideias de penteado. A mais recente musa inspiradora é a cantora Rihanna,sim ela mesma. Rihanna apareceu recentemente numa cerimonia iheartradio music awards com um visual arrojado . A diva marcou presença usando o penteado mais conhecido no mundo natural batu knots.




Bantu knots





Como se faz o penteado bantu knots/ bantu knots out






Bantu knots out 



quinta-feira, 1 de maio de 2014

Solange Knowles e o seu cabelo natural


Solange Knowles é uma fonte de inspiração inesgotável desde que a cantora resolveu fazer o big chop, ela tem reinventado vários penteados, estilos inspiradores para quem é natural desde cabelo curto, tranças, afro, dredslocks, twist out. Vamos continuar a seguir Solange pois a sua irreverencia é fantástica como celebridade ela é uma musa inspiradora!



A liberdade do cabelo curto livre da quimica

Hoje o poste é sobre o grande corte mais conhecido como "big chop". Quando pela primeira vez decidi fazer o grande corte radical não estava nada preparada, temia que me ficasse mal o cabelo curto. Pensei, Meu Deus que penteado é que vou fazer? Vou ficar presa em casa durante alguns meses até que o cabelo cresça! OMG ! Aquele dia era o momento, a hora , o dia 28 de Setembro de 2012. Vamos a isso! Que medo. Primeiramente assombrada de medo, apavoradissima resolvi cortar apenas as pontas , mas como o meu cabelo estava molhado, acabo de ser lavado e hidratado cortei-o de uma forma que não ficou nada bom. Ui! E agora o que é que eu faço??? Pedi a minha irmã que me cortasse tudo. Ela deixou simplesmente 3 centimentes à frente e 6 atrás porque o único lado da minha cabeça por estranho que pareça onde começava a acrescer raiz nova era na parte de trás. Meu Deus conseguem imaginar, 6 centímetros e três centímetros de cabelos na cabeça? Na altura quando cortei senti uma sensação de alivio, de peso saído das costas, de liberdade. Antes de corta-lo assisti a vídeos no youtube de várias youtubers que testemunhavam que tinham essa mesma sensação. Eu senti a mesma coisa. O primeiro passo já estava dado. E assim começou a minha jornada. É isso meninas/nos que estão a começar a jornada tenham fé, coragem e muita segurança, tudo há de correr bem, mesmo que não corra lembrem-se que o cabelo cresce. E futuramente vocês irão rir-se muito de tudo que ficou para trás e vivenciar futuramente momentos de alegria . Xoxo, Lu!







Cabelo Africano a sua qualidade

Há muito tempo que...desde que me entendo como gente ,  sempre ouvi mulheres, crianças principalmente jovens africanas a desdenharem, a desvalorizarem o seu próprio cabelo, dando mais ênfase e  valor   ao dito cabelo liso o cabelo dos comerciais da tv. Esse facto sempre entristeceu-me. ( Odeio essa carapinha!Porque é que tive que nascer com esse cabelo horrível? Quem me dera ter o cabelo de fulano! Meu cabelo não cresce! Meu cabelo não presta). Quando decidi pela primeira vez relaxar o meu cabelo  tinha apenas quinze anos foram  imensas razões que me levaram a fazê-lo. Nós africanos/as temos um pequeno probleminha com a raiz do nosso !!! Sim a raiz. A nossa raiz tende a ser a parte mais difícil de  manejar pois de algumasa pessoas tende a ser  muito crespo e volumosa. Uma das razões pelo qual relaxei foi por nunca saber o que fazer em termo de penteados simplesmente quis inovar. Um dos comentários que mais ouvi na altura, foi que eu que queria ser branca??? Hello? Desde quando relaxar o cabelo significa mudar de etnia? Muitas mulheres negras mais vivenciadas hoje em dia prevalecem com o mesmo comentário. A tendência é relaxar/ desfrizar para ser um pouco diferente com isso muitas jovens, mulheres perdem o que têm de mais bonito no cabelo africano o volume. Uma das características é o volume que reflecte a sua origem. Não vou depreciar o cabelo relaxado pois existem muitos cabelos relaxados saudáveis. Mas o que eu mais vejo por ai no dia a dia são cabelos cansados, estragados, quebrados de tanta química. Quando tinha o cabelo desfrizado/relaxo pensei que fosse inovar mas não, continuei a prender o cabelo o que valeu-me um monte de fios quebrados. Hoje como natural olho para trás e arrependo-me muito de tudo o que fiz ao meu cabelo. Castiguei-o abusivamente. Cheguei a um ponto que o desconhecia , já não me lembrava de como era a textura do meu cabelo. Recordava-me vagamente porque olhava para o cabelo da minha mãe. Senti-me tão incompleta. O cabelo liso não me caracterizava como africana .Lembro-me de uma vez ter ido fazer compras ao supermercado quando uma senhora caucasiana questionou-me o que eu tinha feito aos meus caracóis? Desde daquela altura essa pergunta sempre assaltou-me a mente , ecoou na minha cabeça por vários anos.Passei por muito, Cada vez que ia a um cabeleireiro ouvia sempre comentários como: " Tens um cabelo fantástico, porque é que estás a estraga-lo com químicos?" Costuma-se dizer que nós só aprendemos com os erros, pois é, até  que um dia depois de tanto massacrar o cabelo decidi mudar...Basta!  Foi tarde mas consegui. Nunca é tarde para fazer a grande mudança. Tu que estás nessa jornada lembra-te que não estás sozinha terá sempre alguém a passar o mesmo do que tu. Sê positiva, mima o teu cabelo, hidrata, cuida e sê paciente para o seu crescimento verás que terás óptimos resultados. Eu não acredito que o cabelo não cresce.Todo cabelo do ser humano cresce se assim não acontecer é porque existe de facto um problema que sim, deve ser tratado. Sejas tu natural, relaxada, encaracolada, crespa, afro esse concelho é para ti Ama o teu cabelo , que futuramente os teus fios agradeceram.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...